O Marketing Digital é um aliado ou um inimigo?

Jun 20 , 2017

A internet passou a fazer parte do nosso dia-a-dia e tornou-se praticamente um bem de primeira necessidade, a partir do momento em que todos passámos a usar telefone, e-mail, a aceder a sites, a utilizar redes sociais, a adquirir bens e serviços online, entre outros. O que nos esquecemos, muitas das vezes, é que tal como nós, os clientes também usam a internet e é através dela que formulam a sua primeira impressão acerca da nossa empresa e do nosso negócio.

Através de uma pesquisa rápida, os clientes conseguem avaliar-nos de diferentes perspectivas e assumir intrinsecamente se somos capazes ou não de lhes proporcionar total satisfação de necessidades.

O Marketing Digital torna-se cada vez mais importante para as empresas e para os negócios, devido não só ao avanço da tecnologia como aos novos hábitos dos clientes.

Por terem noção que o Marketing Digital tornou-se uma ferramenta imprescindível, muitas empresas apostam em todas as vertentes deste tipo de marketing sem avaliarem os prós e contras, sem terem definido o seu público-alvo e, principalmente, sem terem definido a estratégia mais vantajosa para a obtenção de resultados.

Com esta aposta cega, o Marketing Digital acaba por se tornar o principal inimigo das empresas, pois sem estratégia sólida, a informação que os clientes obtêm através da internet, muitas das vezes, não correspodente à realidade e acaba por defraudar as expectativas criadas.

Como tal, as empresas não devem criar uma artilharia de Marketing Digital para conseguirem ter destaque na internet, devem manter-se simples e coerentes, apostando sempre numa relação B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer), de acordo com o seu mercado de actuação e público-alvo.

Por exemplo, se tem um site online actualizado, se esse site tem adwords associadas, se utiliza as habituais redes sociais de divulgação (Facebook, Linkedin e Youtube) e se tem uma política de comunicação bem definida que assente nestes pilares, o Marketing Digital torna-se um aliado.

Existe Marketing Digital adaptado a todas as realidades empresariais (Microempresas, PME’s, Multinacionais).

Defina a sua política de comunicação, mantenha-se fiel a essa política e aposte na simplicidade.

Queiram por favor reencaminhar questões, sugestões ou críticas para opco@opco.pt.

Obrigado…