Porquê optar por uma entidade acreditada/certificada pela DGERT?

Jun 20 , 2017

Cada vez mais torna-se imperativo que as organizações optem por entidades acreditadas/certificadas pela DGERT (Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) para os seus planos e acções de formação, a nível de Formação Dedicada (Formação Intraempresas) e a nível de Formação Calendarizada (Formação Interempresas).

Apresentamos três vantagens de optar por uma entidade acreditada/certificada:

  1. Reconhecimento de Qualidade no Mercado: Ser uma entidade acreditada/certifcada significa que os procedimentos e práticas da entidade formativa estão de acordo com um referencial de qualidade específico para a formação. Além disso, a formação promovida só é considerada acreditada/certificada, nos termos do Sistema Nacional de Qualificações, se for desenvolvida por entidade formadora acreditada/certificada.
  2. Acesso a Financiamento Público para a Formação: A acreditação/certificação constitui um requisito obrigatório para o acesso aos programas de financiamento público, nacional ou comunitário, da formação profissional.
  3. Acesso e Exercício de Actividade Formativa Prevista em Legislação Sectorial: A acreditação/certificação em determinada área, curso ou acção de formação, definida em legislação sectorial, habilita a entidade formativa a desenvolver a actividade de formação profissional alvo dessa regulamentação.

Antes de proceder a uma inscrição em formação ou antes de adjudicar uma proposta a uma entidade formativa, peça sempre o envio de documento comprovativo de habilitação para leccionar formação.

Todas as entidades formativas acreditadas/certificadas pela DGERT possuem uma declaração de licença para leccionar formação.