Universo OPCO

Explore o Universo OPCO

 

Industrial Forum

Automotive Summit

OPCO-MED

TRUMPF foca-se na eletromobilidade e na Indústria 4.0

Out 21 , 2020

Por: TRUMPF – Patrocinador Oficial do Automotive Summit

A TRUMPF aposta em tecnologias de laser eficientes para a produção em massa de veículos elétricos e na transformação digital, que irá desempenhar um papel essencial na transição de veículos movidos por motores de combustão interna para veículos totalmente elétricos.

A empresa alemã de alta tecnologia, a TRUMPF, está presente em mais de 70 países, incluindo Portugal, vê grandes oportunidades para seus negócios e para a indústria alemã como um todo em duas megatendências: Indústria 4.0 e Mobilidade Elétrica. São duas áreas promissoras em que os lasers interligados digitalmente vão permitir que os fabricantes alternem, com o toque de um botão, entre os dois tipos de veículos nas linhas de produção.

Tecnologia laser para produção em massa e eficiente de motores elétricos

A TRUMPF disponibiliza uma série de técnicas de laser que podem soldar todas as costuras de um motor elétrico em apenas um minuto. No processo de soldadura tem o método denominado “ganchos de cabelo”’, que envolve o uso de uma pistola de ar comprimido para disparar um fio de cobre retangular, semelhante a um gancho de cabelo, numa fenda na lateral do motor. As partes salientes do arame são então torcidas e soldadas através da utilização de um laser. Esta é uma das técnicas utilizadas para tornar a produção dos motores elétricos mais rápida, confiável e económica, pois permite eliminar o processo dispendioso e demorado do enrolar de fio de cobre grosso ao redor das bobinas de motores elétricos.

Digitalização para fabrico confiável de baterias

A tecnologia TRUMPF desempenha também um papel fundamental no fabrico de baterias para veículos elétricos. As baterias consistem em várias camadas de chapas finas de cobre e alumínio que são cortadas com lasers. Depois de adicionar eletrólito líquido, a bateria é soldada com uma tampa. É essencial que as soldas selem a célula completamente, porque a falha da bateria durante a operação pode representar um risco de incêndio e lesão. Desde as células de bateria e módulos de bateria até a bateria, toda a soldadura é realizada usando um laser. Os sistemas de laser apresentam sistemas de sensores, bem como um programa de software que os liga a uma solução de cloud. Os sensores fornecem dados para fins de garantia de qualidade e documentação, mas também ajudam a controlar o processo de soldadura em si.

 

 

Infographic

Tecnologia a laser na mobilidade elétrica

 

 

 

 

 

Manufatura de motores elétricos

Soldadura a laser