
Hoje somos (a OPCO) uma referência no mercado
Curiosidades aleatórias:
Cor favorita: Azul
Palavra Favorita: Amor
Número favorito: 21
Signo: Virgem
Comida favorita: Cabidela de frango caseiro
Destino favorito: Punta Cana
Nomes de animais de estimação (caso tenha): Johnny; Babi e Nini
Ídolo: Hugh Laurie
Responsável pela gestão das áreas administrativas e financeiras, a gerir a OPCO desde 2015, fã de Hugh Laurie (Dr. House)”, hoje damos a conhecer um pouco da Teresa Martins.
Desde 2015, a gerir a OPCO, sabemos que ao longo destes anos deve ter-se deparado com diversos desafios, conte-nos qual foi/é o maior enquanto gestora da OPCO.
“Gerir e tomar decisões, nomeadamente investimento no Marketing que mudaram o rumo da OPCO, formar pessoas competentes apostando sempre na qualificação das mesmas. Promover eventos em que o investimento foi alto, mas demos o salto e mais tarde tivemos o retorno e o reconhecimento do nosso valor, hoje somos uma referência no mercado da indústria automóvel.”
A vida prepara-nos surpresas e rumos muito diferentes do que planeamos. A Teresa de há 10 anos atrás imaginava-se a trabalhar no mercado automobilístico?
“Não. Estava longe deste desafio, era bem mais pacífico.” (Risos)
Há caraterísticas inerentes a um bom profissional, para si, quais são as três mais pertinentes?
“A honestidade no trabalho que se faz, a fidelidade e a perseverança. Acrescento, também, a empatia pelo outro.”
Em 10 anos ocorrem muitas mudanças e transformações. Como imagina e deseja a OPCO em 2032?
“Abrir um escritório além-fronteiras, ter uma equipa (ainda mais) coesa e empenhada.”
Sendo a Teresa a responsável pela área da contabilidade e gestão, que dicas pode dar a empresas recém-criadas que ambicionam chegar onde a OPCO chegou?
“Estejam todos os dias focados num objetivo. Não baixem a guarda, primeiro temos de semear para depois colher. Todos os negócios levam o seu tempo a ter resultados, mas a perseverança tem que estar sempre presente, assim como a satisfação do cliente tem de ser a principal meta. Tudo isto leva algum tempo a ser conquistado.”
Sabemos que o seu papel na OPCO ocupa uma grande parte do seu dia-a-dia. Gostaríamos de saber quem é a Teresa e o que faz para ocupar os seus tempos livres?
“Sendo um dos dois gerentes da OPCO juntamente com o Pedro, sobra pouco (tempo). Os meus dois filhos são o que me ocupa o restante tempo livre, são o melhor do mundo. Viajar é algo que adoro e dar umas escapadelas de fim de semana a dois ou os 4 juntos, em família. Gosto de ler, ver bons filmes e séries, passear e estar, também, no silêncio.”
Estamos curiosos para saber de onde vem a sua inspiração. Qual é/foi a frase que inspira a sua vida?
“Todos os dias ao me levantar tenho uma frase chave- bom dia alegria- para me motivar.” E o filme? “Rain Man: Encontro de irmão- adorei a representação dos dois atores.” Qual foi a música que mais a marcou?“Sem dúvida -Feel de Robbie Williams. A minha filha nasceu ao som dessa música que passava na rádio nesse momento.”
Acreditamos que leitura faça parte do seu quotidiano. Qual foi o último livro ou artigo que leu?
“Tu és aquilo que pensas – é um livro que apresenta o pensamento não só como veículo para compreender e explicar o mundo, mas, também, como principal mecanismo para criar e mudar a experiência humana.”
Por fim, gostaríamos de saber um pouco sobre o que a inspirou a ser a Teresa de hoje. Conte-nos uma história ou uma memória que a inspirou ou que, por outro lado, foi totalmente caricata.
“Ter tido um pai e uma mãe que me ensinaram e transmitiram o olhar o outro. Ter conhecido o meu marido, que para mim é um homem que admiro, pela sua perseverança. Ele é para mim uma grande inspiração.”.